sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

“A evolução da Gestão educacional, a partir de mudança paradigmática“

Isis Mariana Biscoola Cezar
Sônia da Silva Martins
Especialização em Gestão Escolar



Heloísa Lück, coordenadora nacional da RENAGESTE/CONSED, Diretora educacional do CEDHAP- Centro de Desenvolvimento Aplicado e Docente do Curso de Mestrado em Educação da PUC-PR, Usando de uma linguagem clara e objetiva nos leva a uma reflexão quanto o papel do administrador e do gestor. Mostra que de nada vale a mudança de denominações se a ação permanecer desarticulada. O gestor não pode pensar somente em questões burocráticas da escola, mas ter autonomia de promover junto com o coletivo melhorias de ensino, pois enquanto há autonomia a escola forma competências, personalidade humana, busca seu próprio destino e ultrapassa os limites dos muros da escola.
Em sua visão o diretor não era gestor, o que não acontece hoje em dia, este é um maestro que articula a diversidade apresentando melhor qualidade de ensino.
O papel do gestor democrático é assegurar a participação de alunos, professores, pais e todos os indivíduos envolvidos de forma direta ou indireta no sistema educacional.
Se há problemas que interferem no dia-a-dia do sistema escolar é necessário pensar em ações democráticas, que visem à melhoria de maneira global, onde condições físicas e questões metodológicas devem estar relacionadas e consideradas para direcionar o trabalho.
A autora busca indicações em Valérien, que foca gestão democrática e participativa onde haja o compartilhamento de responsabilidades. Onde as organizações encontrem em si próprias soluções para suas questões, apresentando ainda princípios como: autonomia, participação e autocontrole, estabelecendo assim um equilíbrio. Isto não significa que não devam existir normas, mas sim que estas devem ter o objetivo de direcionar e ordenar o trabalho.
Lück tem o cuidado de não abandonar em sua totalidade práticas típicas da administração, mas melhorá-la, dinamizando, deixa de ser “controlada” de fora para dentro e a instituição se estrutura como parte de um sistema educacional que emana coordenação geral, entendendo características individuais de cada local.
Nesse contexto trás o gestor educacional como orientador, dinamizador das relações, que leva a diversidade de enfoques.
Segundo sua visão o termo administração soa como algo ditador, superior; mas que ao ser desconsiderado passa pela mudança, causando uma nova visão transformadora, isso é, passa de ditadura para ação coletiva e articulada. As transformações ocorridas abrem espaço para o coletivo definir rumo e metas a serem atingidas dentro do projeto político-pedagógico.
Deixa muito claro que não se pretende depreciar a administração, mas superar limites apoiando-se em seus pontos fortes e melhorando as demais; as ações administrativas não deixarão de existir, mas haverá questões que serão discutidas e consideradas democraticamente, mudando sempre que necessário, avaliando a realidade.
O gestor democrático não deve ficar limitado, mas ter um olhar voltado para a formação do espírito crítico, visando uma educação contínua.
Norteada por Kosik eleva a conscientização de cada membro de instituição como responsável pelos resultados. Estabelece comparações nas ações do administrador e do gestor onde o primeiro age de fora para dentro deixando claro de onde emana o poder e que todos devem obedecer, aceitar sem questionar, a valorização de quantidade, marcada pelo autoritarismo e rigidez, enquanto que na gestão preza-se pela participação crítica, coletiva e transformadora.
Quando a escola deixa de ser administrada para ser gerida, todos passam a serem construtores da realidade, co-responsáveis, suas ações vão além de suas funções, todos trabalham por um objetivo comum, o trabalho é organizado e não ordenado.
Impera o espírito de equipe, a ação coletiva a tomada de decisão de democraticamente.
Não basta mudar terminologia é necessária mudança de concepção.

0 comentários:


Blogspot Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by Best Architectural Homes